A retomada da economia em 2021 e as lições da Pandemia

Você deve se lembrar, lá por março ou abril vimos cenas dramáticas de inúmeros negócios fechando as portas e grandes empresas promovendo demissões em massa. São imagens que sem dúvida ficarão marcadas na memória de milhões de brasileiros. Mas como nós, da Conta Zap, gostamos de ver o lado cheio do copo, decidimos trazer para você uma perspectiva um pouco mais positiva. Afinal, finalmente estamos vendo uma luz no fim do túnel.

Já faz alguns meses que alguns negócios começaram a reabrir. E em meio a preocupação com a saúde de colaboradores e clientes havia esperança de que tempos mais promissores surgissem no horizonte. A Pandemia também provou, mais uma vez, a criatividade do brasileiro.

A tecnologia passou a ser (ainda mais) fundamental

Para o comércio o baque foi grande quando ninguém podia sair de casa a não ser para atividades essenciais. Mas muitos negócios, como restaurantes, lanchonetes e mercearias encontraram nos aplicativos de entrega uma salvação.

Usar a tecnologia para atender melhor os clientes não é exatamente uma novidade, mas a Pandemia ajudou a popularizar esse recurso como nenhum outro evento poderia ter feito. E para muitos pequenos comerciantes foi o que possibilitou que o seu negócio sobrevivesse.

Hoje, boa parte destes estabelecimentos não essenciais já pode atender os seus clientes de forma presencial mais uma vez, mesmo que com limitações. Mas as dificuldades dos tempos de isolamento deixaram uma lição valiosa. A tecnologia é uma grande aliada, e hoje estamos mais integrados do que nunca a ela.

Não podemos mais depender do dinheiro de papel

Em tempos em que foi necessário diminuir ao mínimo possível o contato entre as pessoas, as cédulas de dinheiro viraram praticamente um inimigo da saúde pública. Não é à toa que o número de pessoas desbancarizadas despencou em 73% durante a Pandemia, de acordo com pesquisa realizada pela American Market Intelligence.

Todo mundo merece uma solução simples e eficiente para movimentar o seu dinheiro. É exatamente essa a proposta da Conta Zap, oferecer serviços que promovam relações financeiras mais democráticas e acessíveis a todos. Com a gente você consegue fazer pagamentos, transferências e recargas de celular sem precisar sair do conforto de casa e se expor a riscos, também não precisa de outros aplicativos pesados e desnecessários.

Os negócios estão constantemente se adaptando

Se há um ano atrás alguém dissesse que no finalzinho de 2020 máscaras de proteção passariam a ser um acessório de moda ninguém acreditaria. Precisamos nos adaptar com um novo estilo de vida, assim também surgiram novas oportunidades de negócios.

Cursos e apresentações artísticas através de redes sociais, atendimentos de beleza a domicílio e entregas de compras são só alguns exemplos de negócios que surgiram ou se desenvolveram durante a pandemia, e não dão indícios de que irão desaparecer em um futuro próximo

A reconstrução vai exigir paciência

Depois de um tombo a gente sempre se levanta, mesmo que com dificuldade. Para a retomada da economia em 2021 vamos precisar de uma boa dose de paciência, bastante coragem e muita inovação. Não há nenhuma perspectiva que indique que tudo irá se resolver magicamente do dia para a noite. Esperança é sempre muito bom, contanto que ela venha acompanhada de uma boa dose de realismo.

Agora o momento é de organizar a sua vida financeira e traçar planos para o futuro, aqui no blog nós já preparamos algumas dicas de ouro para você. No que depender da Conta Zap você fará isso com o máximo de segurança e praticidade.

Curtiu esse conteúdo? Fique de olho por aqui, estamos sempre publicando novos conteúdos. Ah, aproveita e dá uma passada pelas nossas redes sociais, assim você não perde nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *