6 dicas para cuidar melhor da saúde mental

Quando falamos sobre saúde, costumamos ligar esse termo ao nosso corpo, aos exames que fazemos relacionado ao nosso físico. Porém, com a pandemia do novo coronavírus é preciso prestar mais atenção ao nosso estado psicológico, pois ele é fundamental para que tudo em nossa vida caminhe com equilíbrio. Mas, como cuidar da nossa saúde mental? 

Primeiro vamos entender o que é saúde mental. Em poucas palavras, podemos dizer que é: Sentir-se bem com você mesmo, ou em relações com outras pessoas. É se sentir capaz de lidar de forma positiva com as adversidades e ter confiança e não temer o futuro.  

Problemas de saúde mental mais frequentes

Estima-se que em cada 100 pessoas, 30 sofrem ou irão sofrer de um problema de saúde mental e cerca de 12 terão uma doença mental grave. A depressão é a patologia mais comum. A esquizofrenia também se apresenta com certa frequência, cerca de 1 em cada 100 pessoas sofre deste mal. Outras problemas que se tornaram mais frequentes nesta época de pandemia são: 

  • Ansiedade
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Dependência de álcool e outras drogas
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
  • Síndrome de Burnout
  • Síndrome do pânico

Para manter uma boa saúde mental

1. Tenha uma rotina organizada

Uma vida regular pode ajudar seu corpo (e a sua mente) a manter o equilíbrio. Nosso cérebro se acostuma com tarefas e responsabilidades organizadas, o que pode evitar estresse desnecessário, como o esquecimento de compromissos. Quando você sabe que a maior parte da sua rotina está sob controle, sua mente fica mais relaxada. Portanto, comece a usar sua programação e veja como conseguirá mais descanso e menos preocupação!

2. Durma bem e na quantidade ideal

Tanto a falta quanto o excesso de sono são prejudiciais à saúde e podem ser um dos fatores causadores de problemas como estresse, ansiedade e até depressão.

Por isso, tente descansar à noite, leia um livro, ouça uma música ou faça qualquer atividade de relaxamento, de modo a introduzir o sono aos poucos e, assim, criar uma rotina. Para conservar sua saúde física e mental, o ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite.

3. Faça 30 minutos diários de atividade física

Os benefícios da atividade física ultrapassam os resultados estéticos e da saúde do corpo em si. Fazer, no mínimo, 30 minutos de exercício físico diariamente ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Além disso, favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, que contribui diretamente para a boa saúde mental.

4. Medite para que você melhore seu foco

Levar problemas do trabalho para casa e não conseguir relaxar é um problema muito comum. Por isso, a meditação tem sido usada frequentemente para melhorar o foco e aumentar o poder de concentração naquilo que se faz.

Isso quer dizer que você vai aumentar sua produtividade no trabalho, mas também conseguir relaxar mais nos momentos de lazer, o que ajuda muito a colocar os pensamentos em ordem e aproveitar cada momento ao máximo, seja ele de trabalho ou de diversão.

5. Não tenha medo de procurar ajuda se sentir necessidade

É importante se desvencilhar da ideia de que problemas psicológicos são sinais de fraqueza. Assim como qualquer parte do corpo, o cérebro tem substâncias químicas que podem entrar em desequilíbrio e causar problemas como depressão, síndrome do pânico e muitas outras.

Por isso, não hesite em procurar ajuda quando julgar necessário e ir em busca do seu equilíbrio mental com o auxílio de um bom médico ou psicólogo.

Para que você se sinta mais confortável e seguro, o Dr. Zap está sempre a disposição para que você consiga falar com um psicólogo ou qualquer outro especialista. O atendimento é via telefone ou caso prefira pode ser feita uma videochamada e, se for necessário, você também pode receber uma prescrição médica. Clique aqui e saiba mais.

6. Distancie-se um pouco das redes sociais

É fato que as redes sociais ajudam muito na comunicação com pessoas que estão longe. No entanto, muitas vezes, elas podem aparentar uma vida que não é real. Pesquisas já mostram que redes sociais são nocivas à saúde quando usadas em excesso e que podem até causar depressão e ansiedade. Por isso, use-as com moderação e lembre-se de que nem tudo o que aparece nelas é real.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde mental, que tal começar a se organizar para incluir esses hábitos em sua rotina o quanto antes? Você vai sentir a diferença no seu dia, no humor e na sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *